“Eu poderia ter todo o conhecimento sobre o corpo humano, falar sobre ossos , músculos, células e tecidos, mas se eu não souber tocar de nada adiantaria. O amor da humanidade esfriou e o resultado desse desamor é a sólidão contida no silêncio de cada um. Mas se eu tocar e for tocado tudo pode mudar. Vibramos na sintonia do amor, da abnegação e da compaixao ao próximo.”
Profa. Márcia Máximo Torres

Faz dias que eu tento escrever sobre a professora Márcia e seu súbito falecimento…
A conheci em 1998 e confesso fiquei verdadeiramente encantada com aquela mulher magra, de aparência frágil mas de caráter tão forte.
Com ela experimentei a importância do toque, surpreendi-me com as suas técnicas de massagens… Fiz massagem relaxante, dreno-modeladora, massagem Tai, no tatame, que experiência… e drenagem, sim, drenagem pois ela sabia com todo profissionalismo o que isto quer dizer, não confundia massagem com drenagem e fazia com que saíssemos entendendo cada um dos seus delicados movimentos.
Sempre que podia indicava seus cursos, pois mesmo antes de um seleto grupo de pessoas terem participado do curso do método Woder com Frederic Vinãs, ela já dava aula deste método.
Meu sonho era fazer um curso com ela, pois nunca era possível devido as responsabilidades com as clínicas em que trabalhei. Mas chegou o dia em que pude fazê-lo e com muita gratidão posso dizer que fui sua última aluna, vi aquela mulher, uma pequena mas gigante, dar aula dois dias após a morte do seu pai… ela doente, física e emocionalmente, mas firme e como sempre impecável em seu trabalho, passou o dia com dor mas foi até o fim, leu o diploma de cada uma das alunas e fez questão de entregá-los a cada uma e tirar fotografia; uma fotografia que viverá na minha memória… Que você encontre a paz de Deus minha querida amiga Márcia, você fará falta neste mundo.

Pin It on Pinterest

Share This