Através da biotecnologia é possível a obtenção de matérias primas para cosméticos, utilizando organismos unicelulares como as leveduras, para a junção de substâncias com peso molecular muito pequeno.

A biotecnologia é capaz de fornecer micromoléculas capazes de entrar no sistema sanguíneo, atravessar as membranas dos capilares em forma de aminoácidos (a.a.) e percorrer todo o corpo; por onde passam, se unem aos tecidos e são aproveitadas conforme a necessidade.
Todas as proteínas são formadas por uma cadeia de aminoácidos.O colágeno é uma proteína de origem animal.Nos vegetais não existe a sequência de a.a. do colágeno, pois esta é uma sequência só encontrada no animal; porém, com o emprego da biotecnologia é possível unir vários aminoácidos de diferentes vegetais e criar uma sequência igual a do colágeno animal.Obtém-se assim, aminoácidos com baixo peso molecular que penetram na pele.
É importante saber que as proteínas são polímeros formados por centenas de aminoácidos unidos por ligações peptídicas -NH-CO.

O colágeno é uma proteína composta por 1000 a.a.Cerca de 1000 aminoácidos formam 1 molécula de colágeno.3 moléculas de colágeno formam 1 molécula de tropocolágeno.Várias fibrilas de colágeno formam 1 fibra de colágeno.
E quanto a vitamina C?
Ela reage com o aminoácido prolina e o aminoácido glicina transformando em hidroxiprolina e hidroxiglicina que são essenciais para a formação de colágeno no organismo.

Pin It on Pinterest

Share This